O Câmpus Curitiba, por meio do Curso de Letras, convida para a peça “A exceção e a Regra”, de Bertolt Brecht, que será realizada no dia 15 de setembro, às 20h, no Auditório do Câmpus Curitiba, Sede Central. A entrada é gratuita.
A peça “A exceção e a Regra”, trata de uma viagem que um comerciante precisou fazer, pelo deserto, para ganhar uma concorrência numa licitação de petróleo. Para tanto, ele contratou um guia e um carregador - a fim de conduzi-lo até o destino. No meio do caminho, apreensivo em atravessar um deserto com dois homens desconhecidos, ele cria uma situação para demitir o guia, pagando-lhe o serviço até ali. Sozinho com o carregador no deserto, ele submete o empregado a todo o tipo de violência e, como o carregador não conhecia bem o caminho, eles acabaram por se perder, em um momento, no deserto. O funcionário precisava do emprego e por isso aceitava todo o tipo de arbitrariedades. No final, por engano, o comerciante acaba matando o carregador (o rapaz iria lhe dar seu cantil de água, e ele pensou que ele iria matá-lo com uma pedra para ficar com a água que o comerciante ainda tinha).
Na segunda parte, há o julgamento do homicida, que é absolvido, pois o juiz avalia que a regra, num deserto, não é dar a sua última água, mas brigar pela sobrevivência, e que a justiça não pode ser pautada pela exceção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário